Como manter o encanamento sempre em dia
Além de deixar a casa sempre limpa e bem decorada, é importante também tomar conta dos encanamentos. Muitas vezes deixados de lado, são uma das partes mais importantes de qualquer imóvel e necessitam de cuidados constantes. O tempo de duração do encanamento, a manutenção e os problemas com sujeira e detritos são pontos importantes que devem ser avaliados.
Confira dicas do encanador da Ideal Hidráulica Detecta Vazamentos Fábio Tiburcio e saiba como fugir dos problemas hidráulicos na sua residência.
Troca do encanamento
Segundo Fábio, a duração do encanamento depende muito da região em que o imóvel está localizado e da quantidade do uso. “Geralmente, a vida útil de um bom encanamento é cerca de 20 anos. Mas é necessário fazer uma manutenção todos os anos para pequenos reparos”, afirma.
Manutenção do encanamento
Veja dicas do profissional para que o encanamento fique sempre em dia:
– Não jogar detritos nos ralos para que não aconteça entupimento;
– Utilizar proteção para reter restos de alimentos nas pias;
– Escolher um material de qualidade para fazer os canos, colocar canos resistentes à temperatura, principalmente os do banheiro e da cozinha;
– Na manutenção, o profissional deve observar as tubulações, caixa de gordura, estado de conservação dos canos, para verificar se não há corrosão;
– Fazer testes para saber se a pressão da água está adequada;
– Examinar os ralos e o escoamento da água.
Erros comuns que podem ser evitados
Por não compreender muito bem o assunto, é comum cometer erros que podem estragar o encanamento. Mas, de acordo com o encanador, é possível evitá-los para evitar problemas futuros. “O erro mais comum da maioria das pessoas é jogar papel higiênico ou absorvente no vaso sanitário. Apesar de se desfazer com a água, o acúmulo em grande quantidade acaba entupindo os canos. Outras pessoas jogam restos de comida ou cabelo pelo ralo da pia, isso forma um bolo com o passar do tempo e também gera o entupimento dos canos”, explica.
Evitando a sujeira e o entupimento dos ralos
Para evitar problemas com sujeira e entupimento, as dicas são:
– Utilizar telas de proteção nos ralos para que restos de comida e cabelo fiquem retidos.
– Acoplar uma caixa de gordura para que o mau cheiro não suba pelos ralos e nem deixe a gordura dos alimentos grudada nos canos.
– Medir o pH da água todos os anos. Se estiver acima de 9, é preciso fazer uma limpeza no encanamento do imóvel.
Alguns problemas eventuais podem surgir caso o encanamento esteja comprometido. Segundo Fábio, o principal é o vazamento, podendo trazer grande dor de cabeça com os vizinhos, especialmente para quem mora em apartamento. “Entupimento de pias e vasos sanitários, mau cheiro subindo pelos ralos… outro problema comum é a interferência na qualidade da água, principalmente se o encanamento estiver enferrujado”, finaliza.
Fonte: Revista Casa Linda