Australiano cria chuveiro econômico que libera bolhas de água.
Um australiano está tentando emplacar o financiamento coletivo de um chuveiro que economiza 70% de água durante o banho, com uma tecnologia que libera pequenas bolhas de água.
O projeto foi batizado de "E-shower" e arrecadou, até o último dia 23, 33 mil dólares australianos (cerca de R$ 100 mil) no site de crowdfunding Kickstarter, a duas semanas do fim da campanha, lançada em agosto.
O montante ainda é pouco mais da metade do objetivo de arrecadar 60 mil dólares australianos que o empresário Ian Blair Hamilton pede para desenvolver o chuveiro que promete utilizar bem menos água para molhar o corpo.
Segundo o australiano, o chuveiro capta jatos de ar, forçando uma "turbulência" em seu interior. Esse processo cria bilhões de nano gotículas (bolhas) envolvidas por uma fina camada de água.
A empresa pede um investimento individual de 200 dólares australianos e promete o retorno do dinheiro, com economia de água e luz, em cerca de dois anos. De acordo com a Nebia, o chuveiro pode gerar uma economia em torno de 400 dólares australianos por ano.
"Se apenas 1% das moradias nos Estados Unidos economizassem uma gota de água por minuto, isso representaria 34 milhões de galões por ano. É o suficiente para irrigar 100 acres de plantações de milho. Imagine o que seria possível fazer se cada um fizesse sua parte", diz o australiano na campanha.